Sunday, September 20, 2009

Músicos maiores que o seu próprio nome #2 - David Gilmour



Não falo dos Pink Floyd, porque os Pink Floyd sempre foram considerados "grandes" (afinal de contas têm o segundo disco mais vendido de sempre). Talvez não tanto como mereciam, mas isso já é outra coisa... Desde que ouço Pink Floyd, ou seja desde há muito pouco, que sou fâ completo das suas músicas e dos seus trabalhos. Neste momento são uma das, senão "a", minhas bandas favoritas. Com os seus albuns conceituais e mensagens metafóricas destaco o "the Wall", aquela obra-prima que aparece muito mal classificado nas listas mais comuns do melhores albuns de sempre. Obviamente não conheço toda a sua obra, mas estou a descobri-la... E cada vez vou gostando mais de Pink Floyd.

Por isso mesmo não interessa falar de Pink Floyd. David Gilmour, guitarrista dos Pink Floyd, é por vezes visto como figura secundária da história do rock, quando é um dos melhores guitarristas de sempre, sem sombra de dúvida. Apareceu, por exemplo, no lugar 82 no ranking dos 100 melhores guitarristas da Rolling Stone, ele que merecia estar dentro dos dez primeiros nem nos cem aparece (não que isto se meça, mas há sem dúvida coisas que se percebem perfeitamente). Não será certamente o único erro desse ranking, mas é provavelmente o mais grave. Como guitarrista tocou alguns dos maiores solos de guitarra de sempre, assim como melodias ou ritmos base impressionantes. Para definir o seu estilo destaco a beleza e o perfeito enquadramento com a música. Não é daqueles guitarristas que usa milhares de truques e de efeitos, é um daqueles que usa o efeito certo na altura certa, que toca coisas dificílimas não para se exibir, mas porque a música o pede. É, juntamente com o Frusciante, o meu guitarrista preferido. Não digo por isso que seja o melhor de sempre, mas é certamente um dos melhores.

Se é um guitarrista espectacular, é também um grande compositor e vocalista. Provavelmente não tanto como Roger Waters, mas ainda assim...



letra Roger Waters
música David Gilmour e Roger Waters
vocais Roger Waters e David Gilmour

No comments:

Post a Comment