Wednesday, May 2, 2012

PROFISSÃO PAI (POR EMERSON C MATOS)



Profissão Pai


Com o modismo de se dizer que as mulheres, principalmente as mães, são dentre tantos afazeres, mães, esposas, trabalhadoras, dentre tantas ações cotidianas, quero esclarecer que nós pais, também temos uma profissão com diferentes variantes que se chama profissão pai.

      Minha filha, mais precisamente no meu caso, a coisa mais linda que já aconteceu na minha vida,agora eu sei que uma grande experiência de vida se adquire, quando se tem uma filha.

Nós homens, muitos que mau sabem trocar uma lâmpada, se tornam da noite para o dia, um engenheiro experiente, para tentar arrumar aquela bicicleta que estragou, um médico socorrista nos momentos críticos e sérios em que a vida de nossa amada  filhinha está em risco por causa daquele pequeno arranhão no joelho.

Nos transformamos em estilistas e conselheiros de moda, para as barbies que insistem em mudar seu visual de uma hora para outra, conforme o gosto da mãe da barbie, claro, nossa menina.

Quando, nos tornamos guerreiros medievais com uma armadura dourada, em um cavalo branco, e em um esforço hercúleo, lutamos, destruimos e matamos aquele monstro que está debaixo da cama dela, e que insiste em assustar a pobre e indefesa menininha do papai.

Um dos melhores momentos, é quando nós Reis ou Princípes, dançamos em nosso castelo com nossa princesa com seu sapatinho de cristal de sua tiara de brilhantes, ou cantamos juntos a música da moda....

Quem nunca foi o cavalo da amazonas, saltitando com ela nas costas, nas ruas, parques e praças, e ainda relinxando e pulando como se fosse o próprio cavalo?

Super-heróis fortes e musculosos, com uma força descomunal para empurrar o balanço em que nossa trapezista voa tão alto que chega a encostar os pés nas nuvens, mas naquelas bem lá em cima do céu.

 Filmes? Soubemos tudo, somo excelentes críticos de cinema, ainda mais sobre aquele último desenho que saiu do cinema e está em vídeo, sabemos de cor e salteado cada cena, porque? 
Sim, já  vimos 356 vezes o mesmo desenho, parece que ele fora feito por nós mesmos.

Cozinheiros, motoristas profissionais, daqueles de abrir a porta para a pequena beldade entrar e sair de sua carruagem, piscólogos, conselheiros sentimentais, dicionário ambulante respondendo a toda hora o que é e o porque, mesmo que na grande maioria o porque não tem resposta.

Ser pai, é ser vários profissionais em um só corpo, ser pai é ser alguém abençoado por Deus por mesmo tendo um mau motivo para não dormir à noite porque aquela coisinha pequenina que a pouco tempo mau pronunciava um barulho, está doente, tossindo, espirrando e com febre, e nesse momento, nos viramos para Deus e pedimos todas as pestes e doenças do mundo todas juntas em nosso corpo, mas que livre ela daquele pequeno espirro do corpo daquele anjo que está conosco.

Ser pai, não é ser apenas um procriador, um disseminador de gens, quantas mães por aí no mundo também, assim que nascem seus filhos largam, atiram os anjinhos fora para o mundo criar, ser pai é ser feliz, ensinar, olha outra profissão, professor, aprender , cuidar, dar amor e carinho, igual a mãe, ser terno e forte na hora em que precisar, dar conforto e compaixão, dar força para que nossa pequenina agora, seja forte depois, dar estabilidade para que ela se torne mulher, uma mulher de verdade e não essas que encontramos por ai e que dizem que são e na verdade estão longe de ser,e muitas não tiveram um pai para ensinar a serem fortes e muitas vezes fracas, ao chorarem no braço de seu pai herói e  para que nossa pequenina mulherzinha se torne mãe e transforme nossa profissão atual de pai para um outro estágio profissional de pós graduação profissional da vida,  que é a de ser avô.

Sim a evolução profissional do pai existe.

Ser pai é tão bom, que Deus é pai de todos nós.

Por Emerson C Matos, para minha filha Barbara G Matos




No comments:

Post a Comment