Saturday, June 13, 2009

Slumdog Millionaire vs Curious Case of Benjamin Button vs Gran Torino

Ultimamente tenho andado com alguma cinemania, o que justifica o facto de nas últimas duas ou três semanas ter visto 2 filmes no cinema, o que é raríssimo em mim, visto só gostar de filmes marcantes, e eu viver numa vila com apenas um auditório improvisado de sala de cinema, na qual passa um filme por semana, excepto raras situações. Esses filmes foram o Slumdog Millionaire e o Gran Torino.
Se o primeiro me impressionou pela excelente realização o segundo impressionou-me pela forma grandiosa como nos toca e pelo grande sentido de humor que um filme tão melancólico como este normalmente não apresenta.

Estes dois filmes fizeram-me lembrar a disputa, nos Óscares deste ano. Se o Slumdog Millionaire se destaca pela realização e por alguns momentos chave, o Curious Case of Benjamin Button destaca-se pela sua beleza, sendo um exemplo perfeito de poesia cinematográfica e de narração. Estou, por isso, de certa forma, a declarar que achei a entrega dos galardões algo injusta: o Curious Case of Benjamin Button merecia o Melhor Filme, e o Slumdog Millionaire o de Melhor Realização (penso que o ganhou!).

Onde entra então o Gran Torino? O Gran Torino, apesar de achar que não é suficientemente forte para bater o Estranho Caso, merecia a nomeação, e , apesar de não ter visto o Milk, penso que merecia o Melhor Actor Principal para Clint Eastwood, que tem uma interpretação avassaladora.

Aqui fica a minha nota sobre os Óscares deste ano, apesar de atrasada, com especial destaque do esquecimento da Academia de um dos melhores actores de sempre (Clint), e de um dos melhores filmes do ano(GT), e a relativa desvalorização de um dos melhores filmes de sempre(CCoBB), sem por isso considerar o SM menos bom.

No comments:

Post a Comment