Thursday, August 2, 2012

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES

 



Palmares e ABC lançam Edital de apoio a projetos de cooperação técnica internacional
Organizações da sociedade civil e órgãos de governo já podem encaminhar propostas de projetos de cooperação técnica internacional na área da economia criativa voltada à cultura africana e afrodescendente, para apoio no âmbito do Edital Conexão Brasil-África.
Todas as informações sobre o Edital e notícias relacionadas podem ser acessadas no endereço www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica. As propostas não deverão ultrapassar o montante de 200 mil dólares estadunidenses, para o período de 1 ano, podendo ser prorrogadas por mais 1 ano.
Os projetos deverão ter como foco principal o intercâmbio de experiências entre indústrias criativas do audiovisual e multimídia, gestão do patrimônio cultural, desenvolvimento local, segurança alimentar e práticas culturais tradicionais, intercâmbio musicológico e museológico, turismo cultural e formação profissional.
O Edital Conexão Brasil-África foi lançado durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções e Programa de Parcerias com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, no dia 18 de julho. Na ocasião, o assessor internacional da Fundação Cultural Palmares, Daniel Brasil, frisou que a base do edital é a cooperação técnica.  “Poderemos capacitar técnicos zimbabuenses para fazer o carnaval do seu país, mas o Edital não poderá financiar o carnaval Zimbábue”, esclareceu.
O Edital é um instrumento pioneiro no Brasil e no mundo no apoio à interlocução, particularmente da sociedade civil brasileira com a africana e afrodescendente. O resultado principal dessa iniciativa é o apoio à construção de capacidades de agentes culturais africanos e latino-americanos, a partir da experiência brasileira na execução de ações voltadas para a economia criativa com base na cultura africana e afrodescendente e na construção de políticas públicas para o apoio e desenvolvimento do tema
.

Turismo cultural, tráfico negreiro e escravidão.
Desde seu lançamento em 1994, o projeto “A Rota do Escravo” tem implementado um programa multidisciplinar sobre o tráfico negreiro transatlântico que marcou as relações entre a África, a Europa e as Américas.
Saiba Mais »
Palmares e Rio+20No dia 16 de junho de 2012, a Fundação Cultural Palmares promoveu, entre as atividades do Ministério da Cultura durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Saiba Mais »
Agenda Internacional
Seminário internacional “Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”, Brasília, 20 a 23 de agosto de 2012, com link para site do evento.
Exposição Expressões Africanas, de 27 de agosto a 6 de setembro,Salão Negro do Ministério da Justiça.
Nelson Mandela Day, 7 de agosto de 2012, 10h00, Auditório do Bloco Central da Universidade Católica de Brasilia (Campus I – QS 7 Lote 1 EPCT, Águas Claras – Taguatinga)
Estão abertas até 05 de agosto as inscrições para o Edital Consultor UNESCO - Guia Metodológico e Conteúdos Pedagógicos. Acesse aqui
Copyright © 2012. Todos os Direitos Reservados a Fundação Cultural Palmares.
Contatos: Assessoria Internacional - internacional@palmares.gov.br
Assessoria de Comunicação - ascom@palmares.gov.br

No comments:

Post a Comment